quinta-feira, 17 de junho de 2010

Assalamum Aleikum..


Dentre as coisas que Ali e eu passamos juntos virtualmente, uma das mais bonitas foram as vezes que ele deixou que eu o visse fazer suas orações... Realmente é um belo ritual! Ele me ensinou os passos da oração.. realmente interessante.

As Cinco Orações do Dia e seus Horários:
A Primeira oração é chamada de Salat Fajr ou Salát Assobh.
Inicia-se desde a alvorada até o nascer do Sol e é composta de duas genuflexões.(Rakas);

A Segunda oração do meio-dia (Salát Addohr); Inicia-se desde o meio-dia até antes da Oração da tarde e é composta de quatro genuflexões (Rakas);

A Terceira oração da tarde (Salát Al-Açr); Inicia-se por volta das 15h30 ate antes do por do Sol. É composta de quatro genuflexões (Rakas);

A Quarta oração do crepúsculo (Salát Al-Maghreb); Inicia-se no pôr do Sol até a entrada da noite. É composta de três genuflexões (Rakas). É importante rezar essa oração antes de escurecer, ou seja, exatamente ao por do sol.

A Quinta oração do anoitecer (Salát Al-Ichá); Inicia-se desde o pôr do Sol até a entrada da noite. É composta de quatro genuflexões (Rakas). Pode ser rezada até a meia-noite.

Observação: É recomendável, após cada oração, fazer a glorificação que Fátima (Azzahrá, Aleiha Salam), filha do Profeta Mohammad fazia, ensinada por seu próprio pai e que é a seguinte:

33 vezes (Subhna Alláh) - (Deus Glorificado),
33 vezes (Al-Hamdu Lilláh) - (Louvado seja Deus)
34 vezes (Alláhu Akbar) - (Deus é o Maior)

Itens Necessários que devem Ser Observados Antes das Orações:

1. Ablução - Como nas ilustrações representadas;

2. Pureza do corpo, das roupas e do lugar onde se reza; O(a) devoto(a) deve estar purificado(a) das relações sexuais, e a mulher purificada da menstruação, pós parto e resguardo.

3. Verificar a direção da Caaba, que fica em Meca, a Cidade Sagrada; Podemos nos orientar através da bússola, dos crentes muçulmanos ou das mesquitas.

4. A mulher, ao rezar, deve estar totalmente coberta, exceto o rosto e as mãos; Ao homem, é necessário que tenha as partes genitais decentemente cobertas, podendo rezar com suas roupas normais.

5. É importante começar a rezar somente dentro do tempo em que entrou o horário da oração, caso contrário, a reza tornar-se-á inválida;

Recomendações

É importante que a ablução seja feita nesta seqüência:
1. É recomendável antes da ablução dizer: (Bismi Lahi Ararmani Rahim) - (Em nome de Deus Clemente Misericordioso);
2. Lavar as mãos - Três vezes de preferência;
3. Fazer bochecho;
4. Lavar as narinas.

Itens Necessários Para Fazer a Ablução
1. Que a água da ablução seja pura e limpa;
2. Que seja água corrente;
3. Que a água não seja usurpada;

4. Todas as partes do corpo, onde é feita a ablução, têm que estarem puras e não ter vestígios na pele, tais como maquiagem, tinta, esmalte, cola, etc;

Tudo o Que Invalida a Ablução
1. Urina;
2. Fezes;
3. Emissão de Gazes;
4. Dormir;

5. As coisas que fazem perder a consciência, tais como: a loucura, epilepsia, desmaio, embriagues, etc... Se a pessoa já fez a ablução e em seguida ocorrer algum desses itens acima mencionados, deverá fazer a ablução novamente.

Ablução

O mais importante nesse ato é a intenção. Ao realizar a Ablução ou Purificação deve haver a consciência de que estamos nos purificando para falar com Allah(Louvando Seja Ele), portanto isso deve ser feito com a maior sinceridade possível.
Como se abluir: Lavar o rosto de cima para baixo com a mão direita. Começar pelo alto da testa desde a raiz do cabelo até o queixo. Se a água não for suficiente para lavarmos todo o rosto, poderemos pegar novamente mais água, até que molhe por completo. Entre o polegar e o meio dedo.

Lavar o antebraço e a mão direita com a mão esquerda, de cima para baixo. É importante que a água molher todo o antebraço e a mão, principalmente entre os dedos.

Lavar o antebraço e a mão esquerda com a mão direita, também de cima para baixo. Verificar também se a água molhou o antebraço, a mão e entre os dedos.

Com a mesma água da ablução, passa-se a mão direita em cima da cabeça, até onde termina o cabelo, de trás para a frente. É importante quando passar a mão na cabeça, que o cabelo esteja seco.
Com a mesma água da ablução, passa-se a mão direita sobre o pé direito, começando pela ponta dos dedos até o início do tornozelo. É importante que o pé esteja seco.

Com a mesma água da ablução, passa-se a mão esquerda sobre o pé esquerdo, começando pela ponta dos dedos até o início do tornozelo. É importante que o pé esteja seco.Vide ilustração 7.

Itens que invalidam as orações

Comer ou beber durante a Oração;
Gargalhadas ou risos;
Afastar-se durante a Oração;
Choro pelas coisas mundanas;
Fazer qualquer movimento que não seja parte integrante da Oração, tal como gesticular;
O homem não deve usar qualquer adereço de ouro, seja durante as orações ou socialmente;
O devoto não deve usar roupa ou acessório de couro, provenientes de animais não abatidos seguindo o ritual islâmico;
Invalida a oração a perda da consciência, a loucura, o desmaio, a epilepsia, embriagues, etc. ... Inclusive a urina, as fezes, os gazes e o cochilo.

Como Cumprir a Salat Fajr ou Salát Assobh (Oração da Manhã):

Como mencionamos anteriormente, esta oração é composta por duas genuflexões (Rakas). Primeiramente, nos colocamos em pé, de frente e em direção da Caaba. Em seguida, citamos a intenção (Níyeh): (Nauaitu ân uçalli fardas'fajr, uájeb qôrbatan ilal'Láh Taála) (Tenciono rezar a Oração da Manhã, sendo ela uma obrigação diante de Deus). Erguer as mãos na altura dos ouvidos e pronunciar: (Alláhu Akbar!) (Deus é o Maior):

Abaixar as mãos e recitar Surat Al-Fátiha

Surata Al Fatiha (Livro da Abertura)
Bismi Lahi Ararmeni Rahim
Alrramidu Liler Rirobilá alamin
Ararmeni Rarrim
Méliqui ia omidin
Iaka nábudu ua Iaka nastain
Irdina Siratal Mustakim
Siratal ledina anaamita aleirrim, ghairil mardube Aleirrim uála dalin. Amin

1.Em Nome de Allah O Misericordioso, O Misericordiador 2. Louvor a Allah, O Senhor dos mundos.
3. O Misericordioso, O Misericordiador.
4. O Soberano do Dia do Juízo
5. Só a Ti adoramos e só a Ti imploramos ajuda
6. Guia-nos à senda reta,
7. À senda dos que agraciastes; não à dos incursos em Tua ira nem à dos descaminhados. Amin!

Em seguida, rezar outra surata corânica ou recitar Surat da Unicidade:

Bismi Lahi Ararmeni Rarrim
Qulrualarru Arrad
Alarru samad
Lami ualid ua Lami iulad
Ualami ia qul larru kufuan arrad

Tradução:
Em Nome de Allah O Misericordioso, O Misericordiador 1. Dize: Ele é Allah o Único! 2. Allah é O Solicitado
3. Não gerou e não foi gerado
4. E não há ninguém igual a Ele.

Depois, inclinar o corpo, colocando as mãos com firmeza nos joelhos:
E orar uma vez: (Subhana Rabbi'l Azím ua be-ramider) 3(três) vezes(Glorificado é meu Magnificente Senhor) Levantar o corpo
E orar: (Semialarru liman ramidar) (Deus ouve àquele que O glorifica!) A seguir, deixar tocar com firmeza o chão, a testa, a palma das mãos, os joelhos e a ponta dos polegares dos pés, como a E pronunciar: (Subhana Rabbi Alá ua be-ramider) (Glorificado é meu Supremo Senhor e em Seu louvor) 3(três) vezesObservação:A testa pode ser colocada em cima de madeira, papel ou de preferência, sobre a terra, pois oProfeta Mohammad disse:"Deus tornou a terra abençoada e purificada".Não deve colocar a testa sobre algo comestível, indumentária ou metal.Depois, sentar-se ereto sobre as pernas, como mostra a ilustração 13.

E falar: (Allahu Akbar!) (Deus é o Maior) Novamente pôr a testa - Ilustração 12 - e repetir: (Subhana Rabbi Alá ua be-ramider) (Glorificado é meu Supremo Senhor e em Seu louvor) 3(três) vezesSentar-se de novo e repetir: (Allahu Akbar!)Com isso, termina-se a 1ª Genuflexão (Raka).
Depois, fazer a 2ª Genuflexão (Raka), levantando-se e, com as mãos a altura das orelhas, falar: (Allahu Akbar)

Abaixar os braços e recitar Al-Fátiha e em seguida outra Surata por exemplo:

Bismi Lahi Ararmeni Rahim
Inna atainakal Kaussar
Fassóli liróbica uan har
Inna chianiaka rual abtar

Tradução:
Em Nome de Allah O Misericordioso, O Misericordiador
Por certo, Nós te damos Al Kaussar
Então, ora a teu Senhor e imola as oferendas
Por certo, quem te odeia será ele o sem posteridade
(Subhána Rabbi'l Azím ua be-hamdeh!) (Glorificado é meu Magnificante Senhor e em Seu louvor!)ou três vezes: (Subhánal'Láh!) (Glorificado seja Deus!) Em seguida, levantar o corpo e dizer: (Sameal'Láh leman hamedah!) (Deus ouve àquele que O glorifica!)Fazer a 1ª prostração, deixando a testa tocar o chão e dizer: (Subhána Rabbi'l Aalá ua be-hamdeh) (Glorificado é meu Supremo Senhor e em Seu louvor)Sentar-se sobre as pernas e falar: (Alláhu Akbar!) (Deus é o Excelso!) Fazer a 2ª prostração (Sujúd), de acordo com a primeira. Terminando, começar a fazer a oração:
Ach-hadú ân lá iláha illal'Láh uahdahu, lá charíka lah. Ua ach-hadu ânna Mohammadan abduhú ua Rassúloh. Alláhumma Salle alá Mohammad ua Ále Mohammad!)
(Eu testemunho de que não há divindade além de Deus Único, sem que haja quem se Lhe associe, e eu testemunho de que Mohammad é Seu servo e Apóstolo! Ó Deus nosso! Abençoe Mohammad e a linhagem de Mohammad!)
Suplica:(Rabbaná átina fid dunya hâssanat, ua fil Ákherate hâssanat, ua qena azában'Nár!)(Ó Senhor nosso, conceda-nos neste mundo a graça, e na Eternidade a graça, e preserva-nos do tormento do fogo!)

Al-Azán é o Chamado para a Oração e deve ser feito antes da reza:
É o chamado para a oração e é recomendável, antes das Orações, pronunciar Al-Azán conforme segue:
1. (Alláhu Akbar) (Deus é Maior) 4 vezes seguidas.
2. (Ach-hadu ân lá iláha illa'Láh) (Eu testemunho de que não há divindade além de Deus) 2 vezes seguidas.
3. (Ach-hadu ânna Mohammadan Rassúlo'Láh) (Eu testemunho que Mohammad é o Mensageiro de Deus) 2 vezes seguidas.
4. (Hayya alá Assalát) (Vamos à Oração) 2 vezes seguidas.
5. (Hayya alá'l Faláh) (Vamos a melhor das práticas) 2 vezes seguidas.
6. (Alláhu Akbar!) (Deus é Maior!) 2 vezes seguidas.
7. (Lá Iláha illal'Láh!) (Não há divindade além de Deus!)
Obs: Na Salat Fajr(Madrugada) deve-se pronunciar após o Hayya alá'l Faláh -" A Salatu Hairum Mina Naum( A Oração é melhor que o sono).

Antes de Iniciar efetivamente a oração recita-se o IQAMAT, da seguinte forma:
1. (Alláhu Akbar) (Deus é Maior) 2vezes seguidas.
2. (Ach-hadu ân lá iláha illa'Láh) (Eu testemunho de que não há divindade além de Deus) 1 vezes seguidas.
3. (Ach-hadu ânna Mohammadan Rassúlo'Láh) (Eu testemunho que Mohammad é o Mensageiro de Deus) 1 vezes seguidas.
4. (Hayya alá Assalát) (Vamos à Oração) 1vezes seguidas.
5. (Hayya alá'l Faláh) (Vamos a melhor das práticas) 1 vezes seguidas.
6. (Alláhu Akbar!) (Deus é Maior!) 1vezes seguidas.
7. (Lá Iláha illal'Láh!) (Não há divindade além de Deus!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário